00-topo-img.png

Perguntas e respostas

Gostaria de concorrer ao prêmio, mas tenho algumas dúvidas.

a) O trabalho é em equipe e envolve outras entidades de outro estado, além de MG. Posso participar, mesmo tendo outro estado envolvido?


Conforme disposto no Capítulo III, item 3.1 do Edital SEPLAG/SCPRH nº 01/2020, que regulamenta o 5º Prêmio Inova Minas Gerais, somente os agentes públicos que atuem no Poder Executivo de Minas Gerais (no momento da inscrição) poderão participar do referido concurso:

3.1. Poderão inscrever trabalhos para participar do concurso servidores, empregados públicos, estagiários e bolsistas que atuem no Poder Executivo do Estado de Minas Gerais no momento da inscrição da proposta, seja como proponente individual ou enquanto membro de um grupo.

O concurso será composto de duas categorias: "Ideias Inovadoras Implementáveis" e "Iniciativas Implementadas de Sucesso":

  • A Categoria "Ideias Inovadoras Implementáveis" tem como característica principal a apresentação de IDEIAS INOVADORAS que busquem simplificar e transformar os serviços públicos com foco nas necessidades dos usuários. As ideias dessa categoria são aquelas AINDA NÃO IMPLEMENTADAS OU EM FASE INICIAL DE DESENVOLVIMENTO, provenientes da idealização e/ou do desenvolvimento de projeto com esforço e conhecimento adquiridos no exercício da função dos proponentes, e que ainda não apresentam resultados. Considera-se ideias não implementadas ou em fase inicial de desenvolvimento aquelas que estejam na fase de idealização, diagnóstico ou planejamento;
  • A Categoria "Iniciativas Implementadas de Sucesso" tem como característica principal a apresentação de INICIATIVAS IMPLEMENTADAS provenientes da idealização, do desenvolvimento e da implementação de projeto com esforço e conhecimento adquiridos no exercício da função dos proponentes. As iniciativas dessa categoria são aquelas JÁ IMPLEMENTADAS E COM RESULTADOS MENSURADOS. Esta categoria será composta de 02 (duas) modalidades: Inovação em Processos Organizacionais e Inovação em Políticas Públicas.

b) Seria um equipamento para área da saúde. Posso concorrer, ou só envolve questões administrativas/organizacionais e tecnologia da informação?


Ademais, as principais temáticas de concorrência de ambas as categorias são:

  • Gestão de Convênios e Parcerias;
  • Gestão de Pessoas;
  • Orçamento e Finanças;
  • Recursos Logísticos;
  • Relações com a sociedade civil;
  • Responsabilização e Transparência;
  • Tecnologia da Informação e Comunicação;
  • Agronegócio e Desenvolvimento Agrário;
  • Apoio aos Municípios;
  • Desenvolvimento Econômico e Sustentável;
  • Educação, Ensino Superior, Cultura, Esportes e Juventude;
  • Infraestrutura e Logística;
  • Saúde e Proteção Social; e
  • Segurança Pública.

Para mais informações, veja todas as diretrizes no Edital SEPLAG/SCPRH nº 01/2020, que regulamenta o 5º Prêmio Inova Minas Gerais, que está disposto no sítio do concurso: http://premioinova.mg.gov.br/


Como faço para criar um login no site http://premioinova.mg.gov.br/

Além disso, gostaria de saber se poderiam disponibilizar os documentos que precisarão ser preenchidos no ato da inscrição para irmos preparando a redação


O cadastro como participante do concurso somente terá inicio quando as inscrições iniciarem, ou seja, a partir de 24/08/2020, você poderá se inscrever no Prêmio Inova Minas Gerais e criar um login para a sua participação individual ou participação em grupo. Lembrando que para inscrição de trabalho em grupo, todos os componentes deverão ser inscritos pelo proponente representante do grupo.

Ademais, todas as diretrizes já estão dispostas no Edital SEPLAG/SCPRH nº 01/2020, que regulamenta o 5º Prêmio Inova Minas Gerais, e o manual do Proponente será disposto no sítio do concurso na abertura das inscrições, ou seja, em 24/08/2020, e lá você também encontrará as informações necessárias para a realização da sua inscrição no concurso.


É possível receber ou será disponibilizado no sítio eletrônico do Prêmio Inova Minas Gerais – Ambiente Prêmio Inova Minas Gerais, o resultado da pontuação/avaliação dos projetos desclassificados no 4º Prêmio Inova.



Informamos que as avaliações e pontuações dos trabalhos submetidos ao concurso somente serão encaminhadas aos agentes públicos que solicitarem conhecimento dos dados.


Estava vendo o site e lendo o edital do Prêmio Inova e não encontrei informações sobre o Formulário de Inscrição. Há um modelo a ser seguindo e tópico a serem abordados no projeto para submissão?



As principais temáticas de concorrência de ambas as categorias são:

  • Gestão de Convênios e Parcerias;Gestão de Pessoas;
  • Orçamento e Finanças;
  • Recursos Logísticos;
  • Relações com a sociedade civil;
  • Responsabilização e Transparência;
  • Tecnologia da Informação e Comunicação;
  • Agronegócio e Desenvolvimento Agrário;
  • Apoio aos Municípios;
  • Desenvolvimento Econômico e Sustentável;
  • Educação, Ensino Superior, Cultura, Esportes e Juventude;
  • Infraestrutura e Logística;
  • Saúde e Proteção Social; e
  • Segurança Pública.

Haverá um formulário específico para o preenchimento da sua inscrição, diretamente no sistema informatizado do concurso e para melhor instruí-lo no preenchimento deste formulário, disponibilizaremos o "Manual do Proponente" no dia de abertura das inscrições do concurso, ou seja, em 24/08/2020, onde você encontrará as informações necessárias para a realização da sua inscrição no concurso.


Estamos nos inscrevendo no Prêmio Inova como um grupo e, para anexarmos o termo de compromisso, gostaríamos de saber se podemos fazer através de um documento do SEI visto a facilidade de colher assinaturas sem cada um ter que imprimir um papel para assinar.





Visando facilitar os procedimentos necessários para a inscrição de ideias/iniciativas no 5° Prêmio Inova, durante a etapa de inscrição,o Termo de Compromisso mencionado no Edital SEPLAG/SCPRH N.º 01/2020 poderá ser assinado pelos proponentes em meio físico ou via Sistema Eletrônico de Informações - SEI!MG.

Para a elaboração do documento no SEI, recomendamos a utilização do tipo de documento "Termo de Compromisso - Prêmio Inova".

Em ambos os casos, é necessário fazer o upload do documento, no campo disponível do Sistema do Prêmio Inova (em formato .pdf, sem espaços no nome e com até 10MB), contendo as assinaturas de todos os proponentes da ideia/iniciativa.


Gostaria de saber quais são os cargos vedados de participação no prêmio inova.



O item 3.5 do Edital é exaustivo e somente os ocupantes dos cargos listados não podem participar.

A saber:

  • Dirigentes máximos e respectivos adjuntos ou correlatos de órgãos e entidades da Administração Direta e Indireta do Poder Executivo do Estado: Secretários de Estado, Secretários-Adjuntos de Estado, Diretores-Gerais, Vice-Diretores Gerais, Presidentes e Vice-Presidentes e equiparados;
  • Subsecretários de Estado, Diretores de Autarquias e Fundações e equiparados; Chefes de Gabinete.
  • Ainda, titular da Superintendência Central de Política de Recursos Humanos e membros da Diretoria Central de Gestão do Desempenho e Desenvolvimento da SEPLAG;
  • Titular e membros da Superintendência Central de Inovação e Modernização da Ação Governamental da SEPLAG;
  • Titular e membros da Superintendência Central de Canais;
  • Titular e membros da Assessoria Estratégica da Ouvidora Geral do Estado e
  • os membros que compõem as Comissões de Avaliação das Categorias "Ideias Inovadoras Implementáveis" e "Iniciativas Implementadas de Sucesso".

Posso inscrever um trabalho que foi realizado em conjunto por servidores de Minas Gerais e por servidores de outros estados?



Sim, é possível submeter o trabalho, mas os inscritos no concurso devem ser somente os integrantes da equipe que se enquadram nas categorias de participação do edital:

3.1. Poderão inscrever trabalhos para participar do concurso servidores, empregados públicos, estagiários e bolsistas que atuem no Poder Executivo do Estado de Minas Gerais no momento da inscrição da proposta, seja como proponente individual ou enquanto membro de um grupo.


Posso submeter um trabalho idealizado por diferentes atores, sendo alguns deles não vedados pelo edital e outros vedados por este documento?



É permitida a inscrição da ideia/iniciativa pelos proponentes que não estão vedados de participação no concurso.

Entretanto, ressaltamos que somente serão considerados autores dos trabalhos os proponentes devidamente inscritos. Assim, o envolvimento de outras pessoas na concepção principal da ideia/iniciativa não faz delas proponentes desta e, assim, não possuem direitos sobre a premiação.

Para a inscrição das ideias/iniciativas, é permitida a participação de grupos com, no máximo, 8 (oito) integrantes, dentre servidores, empregados públicos, estagiários e bolsistas. Importante ressaltar que não é possível a inscrição de proponentes enquadrados nas vedações previstas no item 3.5 do edital.


Se algum membro da equipe for promovido, entrando no rol dos impedidos citado no edital, há prejuízo na participação nas próximas fases do Prêmio?



É necessário que todos os proponentes não se enquadrem em nenhum critério de vedação no momento da inscrição da ideia/iniciativa no Prêmio Inova. Finalizada a inscrição, os critérios de vedação não terão implicação na avaliação do trabalho, sendo considerados os critérios dispostos neste mesmo Edital.


Em lendo edital e abrindo o site, na página de inscrição, me são apresentados dois termos de Responsabilidade e de compromisso, porém, um destes possui modelo outro não e mesmo o que há modelo, ainda sim não tem local para assinatura dos proponentes. Sendo assim, pode ser apenas usado o anexo I do "termo de compromisso" e neste incluir o local de assinatura dos proponentes e da mesma maneira, com o "termo de responsabilidade" com os dizeres do anexo II do edital deste 5° Prêmio Inova?









Ao marcar a caixa de seleção do termo de responsabilidade é considerado que você fez a leitura do Edital SEPLAG/SCPRH Nº. 01/2020 e que você é inteiramente responsável pelas informações cadastradas, sob pena de sanções administrativas, civis e penais aplicáveis nos termos da lei. Isso é suficiente para o preenchimento inicial da ideia/iniciativa

Sobre o Termo de Compromisso, é necessário fazer o download indicado ou criar o documento “Termo de Compromisso - Prêmio Inova” no SEI, coletar as assinaturas físicas ou eletrônicas de todos os proponentes da ideia/iniciativa e fazer o upload do documento no Sistema Prêmio Inova.


Sou servidora estadual efetiva aposentada posso inscrever para participar do prêmio inova?



De acordo com o item 3.1 do Edital SEPLAG/SCPRH Nº. 01/2020, que regulamenta o 5º Prêmio Inova Minas Gerais, só poderão participar do concurso aqueles servidores que estejam atuando no Poder Executivo de Minas Gerais no momento da inscrição.

3.1. Poderão inscrever trabalhos para participar do concurso servidores, empregados públicos, estagiários e bolsistas que atuem no Poder Executivo do Estado de Minas Gerais no momento da inscrição da proposta, seja como proponente individual ou enquanto membro de um grupo.

Dessa forma, servidores aposentados não poderão participar do 5º Prêmio Inova Minas Gerais.


Gostaria de saber se posso me inscrever neste projeto em conjunto com alguém da MGS?



Não há nenhum impedimento em você se inscrever para um projeto em conjunto com alguém da MGS.


Posso me inscrever em mais de uma proposta de projetos. Essas propostas poderiam ser assuntos em áreas distintas da que eu exerço?



Sim, você pode se inscrever em mais de um projeto e a área não precisa ser necessariamente a sua de atuação.


Estou em dúvida em relação à 3a. etapa do Prêmio Inova 5 (ano de 2020), conforme o edital:
A mesma deverá ocorrer de forma oral. Vocês sabem me falar como fica essa fase com esse período de pandemia e a questão de aglomerações? Se a mesma for ocorrer, sabem me falar onde geralmente ocorrem as apresentações? Lá também afirma que será definido local, mas gostaria de ter uma idéia mais ou menos onde ocorrerão os eventos. E geralmente é de manhã, à tarde ou à noite?









Sobre o evento de apresentação dos finalistas para a Terceira Etapa, ele será realizado conforme disposto no item 7.2 do Edital SEPLAG/SCPRH Nº. 01/2020.

"7.2. Os finalistas deverão participar do evento de encerramento do concurso, que contará com momento de apresentação dos trabalhos finalistas pelos proponentes responsáveis ou outro membro do grupo, devidamente inscrito. A localidade do evento (presencial ou à distância) e a data serão definidos oportunamente."

Dessa forma, ressaltamos que a localidade e o horário do evento (seja de forma presencial ou à distância) ainda não estão definidos. Entretanto, a Coordenação do Prêmio Inova já iniciou as discussões sobre a cerimônia de premiação e assim que este assunto for definido, todos serão comunicados.


Eu concluí uma inscrição no prêmio Inova no dia de hoje. Anexei o termo de compromisso que assinei com certificado digital direto no documento em PDF.
Gostaria de saber se o PDF assinado digitalmente com certificado digital é válido ou se o padrão será a assinatura via SEI. Caso for necessário assinar via SEI, como procederíamos a substituição desse termo?







O PDF assinado digitalmente com certificado digital é válido. Não é necessário substituir o termo.


O Termo de Compromisso pode ser feito pelo SEI e assinado por todos os integrantes da Proposta?



Respondendo ao seu questionamento: você pode sim assinar o Termo de Compromisso pelo SEI. Para isso, utilize, por favor, o tipo de documento Termo de Compromisso - Prêmio Inova. Após as assinaturas, é preciso salvar o documento em PDF e inseri-lo no campo correspondente do Sistema do Prêmio Inova.


Não localizei na página do Prêmio Inova campo para login. Como faço para acessar?



É possível fazer login no sistema do Prêmio Inova somente a partir de um computador, não sendo possível visualizar a área de login no celular.
Ao acessar o site http://premioinova.mg.gov.br/ clique na área de login à direita digite seu CPF e Senha


Posso inscrever um trabalho idealizado por servidores do estado de Minas Gerais em conjunto com trabalhadores de uma Organização Social?



Primeiramente é importante registrar que, se no momento da inscrição da proposta, seja como proponente individual ou enquanto membro de um grupo, somente poderão participar do concurso: servidores, empregados públicos, estagiários e bolsistas, conforme disposto no Edital do concurso no item 3.1 e seus subitens.

Ademais, somente serão considerados autores dos trabalhos os proponentes devidamente inscritos. Assim, há que se ressaltar que o envolvimento de outras pessoas na concepção principal da ideia e/ou iniciativa, mas que não participantes aptos e válidos neste concurso, não faz delas proponentes deste e, assim, não possuem direitos sobre a premiação.


Gostaria de saber se esse ano haverá possibilidade de prorrogação do prazo de inscrição do Prêmio Inova



A 5ª edição do Prêmio Inova Minas Gerais, teve o prazo de inscrições prorrogada até às 18:00 do dia 27/09/2020!

Não deixe esta chance passar!!!

Boa sorte!!!


Estou cadastrando um trabalho para concorrer ao Prêmio Inova e a página de cadastro dos integrantes não está permitindo a inserção de 8 integrantes, apenas 7.




Conforme item 3.2. do Edital "As ideias e iniciativas podem ser inscritas individualmente ou em grupo de, no máximo, 08 (oito) integrantes."

Nesse sentido, o primeiro integrante é inscrito no primeiro cadastro, antes de cadastrar a ideia/ iniciativa. Portanto, no momento de inserir os demais integrantes somente será permitida a inserção de mais 7, somando, ao total, 8 integrantes.


Cadastrei uma ideia mas percebi que ela contém um erro. Imagino que não seja possível fazer nenhuma alteração. Se eu cadastrar a ideia novamente, não seria possível desconsiderar uma das versões?




Depois de deliberarmos a respeito, informamos que a alternativa encontrada é a inserção novamente do trabalho, de maneira que você possa sanear os erros ou equívocos.

Assim, após a reinserção, solicito que nos informe o nome do trabalho e data da 1º inserção no sistema, bem como da 2ª inserção.

Infelizmente, você terá um retrabalho e sentimos por isso, mas foi a única forma justa encontrada.

Assim, poderemos excluir o trabalho que não esteja apto para triagem e avaliação.


Gostaria de saber se todos os participantes do trabalho inscrito recebem o e-mail de confirmação.



Somente o Proponente responsável, que é aquele indivíduo responsável pela realização da inscrição, recebe os comunicados oriundo do sistema informatizado do Prêmio Inova Minas Gerais.